terça-feira, 1 de julho de 2008

Prefeitura Municipal de Santana do Piauí desenvolve projeto “Hortas nas Escolas”







Através da Sala Verde – Espaço e Vivencia, a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí está investindo no projeto Hortas nas Escolas. De acordo com a coordenadora da Sala Verde, professora Ana Meire Rodrigues Leal, o objetivo do projeto é melhorar a qualidade nutricional da merenda escolar, em que estão sendo cultivadas as hortas.

Ao todo, cinco escolas da rede pública municipal de educação, estão desenvolvendo o projeto: Severo Maria Eulálio, Pascoal Borges Leal e Creche Tia Lourdes Dias, na zona urbana, e na zona rural: o Grupo Escolar Moura Rodrigues e a Escola Antonio Mariano da Cunha.

Ana Meire destaca que nas hortas escolares são plantadas verduras como: coentro, alface, cebola verde e branca, tomate e pimentão. Ela informa que o projeto é desenvolvido juntamente com os alunos, que ajudam no plantio e preservação. “Todos esses produtos são cultivados manualmente e sem o cultivo de agrotóxicos”, comenta.

As verduras foram plantadas em canteiros erguidos a aproximadamente 30 centímetros do solo. Ela destaca que dessa forma a uma maior economia de água, e a umidade do canteiro permanece por mais tempo.

O prefeito municipal de Santana do Piauí, Valdenilson Dias Borges, destaca a importância do empreendimento realizado através da Sala Verde. “Além de oferecer produtos naturais na merenda escolar, esse projeto permite aos alunos uma nova forma de aprendizado”, comentou.

A Sala Verde – Espaço e Vivência foi instalada em Santana do Piauí, em setembro de 2007, estando desde o início sob a coordenação da professora Ana Meire. Além do projeto de Hortas nas Escolas, a Sala Verde já proporcionou inúmeras palestras de educação ambiental e atualmente dispões de um blog: http://www.santanapisalaver.blogspot.com/.

Nenhum comentário: