terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sala Verde promoveu palestra educativa sobre queimadas




Com o objetivo de conscientizar os agricultores sobre o perigo das queimadas para o meio ambiente, a Sala Verde – Espaço e Vivencia, em parceria com a secretaria municipal de agricultura promoveu no último domingo uma palestra educativa. O evento foi realizado na sede da Câmara Municipal de Santana do Piauí.


A coordenadora da Sala Verde – Espaço e Vivencia, Ana Meire Rodrigues Leal destacou em sua fala que as queimadas, utilizadas pelos agricultores para renovar o solo antes do plantio, provocam poluição ambiental e contribuem para o aquecimento global que se constitui em um dos principais problemas para o planeta Terra na atualidade.

Dentre outros problemas provocados pelas queimadas, a coordenadora destacou que o solo fica mais propício a sofrer com a erosão. O técnico da EMATER em Santana do Piauí, Evilásio Costa do Nascimento, que também participou da palestra, destacou que atualmente as pessoas só podem se utilizar desse procedimento após dirigir uma petição a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para que esta autorize.

Evilásio também falou sobre as queimadas que se iniciam acidentalmente, e uma das principais causas para que isso ocorra, são cacos de vidro espalhados no solo. Com o sol quente, esse material acaba iniciando um incêndio na mata seca. O secretário de agricultura, Antonio Hilton Leal, destacou a importância para a população se conscientizar desse perigo para o meio ambiente.

Nenhum comentário: