segunda-feira, 1 de junho de 2009

Prefeitura Municipal elabora projeto ambiental para o Olho D’Água Buriti







Os santanenses mais idosos já conheciam o potencial da região do Olho D’Água Buriti, uma mistura de Sete Cidades e Serra da Capivara de São Raimundo Nonato. Agora a Prefeitura Municipal de Santana do Piauí está aos poucos desenvolvendo um trabalho de valorização e restauração daquela região histórica, rica em folclore e pinturas rupestres. Através da Sala Verde – Espaço e Vivência, a Prefeitura está elaborando um projeto que buscará investimentos em diversos setores privados e públicos, destacando-se o Ministério do Meio Ambiente.

Em 2008, uma equipe da Secretaria Estadual de Turismo do Piauí esteve na região atestando o seu potencial turístico do município. Um novo ofício foi encaminhado para o órgão, solicitando uma equipe para o levantamento das características da região. No domingo (31) a Sala Verde – Espaço e Vivência, coordenada pela professora Ana Meire Rodrigues Leal, convidou a professora mestre em pedagogia, Isabel Orquiz, para auxiliar no trabalho burocrático de elaboração do projeto.

Durante toda a manhã, uma equipe composta pela professora Ana Meire, a professora Isabel Orquiz, a professora Francirene Brito, a orientadora Social Leiane Pinheiro, o vice-prefeito Ricardo José Gonçalves que conhece melhor a região e guiou o grupo durante a expedição, além da assessoria de comunicação, percorreram alguns dos mais conhecidos pontos do Olho D’Água Buriti.

Na ocasião algumas trilhas foram percorridas, destacando-se a visita as famosas pinturas rupestres, reconhecidas por diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros; a “Pedra Furada”, o “Boqueirão da Onça”, com água acumulada das chuvas, o nascedouro do Olho D’Água Buriti, e a “Furna do Custódio”, um emaranhado de cavernas pouco exploradas até o momento.

A tarde a equipe elaborou o projeto que será encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. No plano está previsto uma minuciosa pesquisa e a busca de parcerias com instituições de ensino superior de Picos. O projeto também será apresentado a Câmara Municipal de Santana do Piauí para apreciação dos vereadores.

A coordenadora da Sala Verde, Ana Meire, comentou a importância desse trabalho para o município. “Todos sabemos a importância da preservação do Meio Ambiente e esperamos atrair recursos através desse projeto e gerar emprego e renda”, explicou.

Nenhum comentário: